Renata transforma cada movimento em poesia ao posar para este ensaio — fruto de uma trajetória de 25 anos dedicados à dança, sendo 20 deles ininterruptamente. Mesmo com toda a disciplina e as horas diárias de ensaio, sua evolução não veio apenas da técnica: Renata precisou de oportunidades para escrever uma história além dos limites que a vida inicialmente parecia impor.
“Quando eu dizia que vinha de uma comunidade, via as pessoas se surpreenderem”, lembra. E, sempre que surgiam novas chances, ela as agarrava sem hesitar. Renata iniciou sua carreira no projeto social Edisca, em Fortaleza — apoiado pelo Criança Esperança — e, anos depois, alcançou a vitória no BBB 25. Sua história, contada com orgulho, mostra como a dança transformou sua vida.
A cearense começou a dançar aos 8 anos, passando 21 anos no Edisca entre estudo e trabalho. Formou-se em Educação Física pelo FIES e construiu uma formação sólida, incluindo balé clássico, dança contemporânea, teatro musical e técnicas de circo. Ao longo da carreira, já se apresentou no Brasil e no exterior — sua primeira viagem de avião foi para dançar no Rio de Janeiro e, aos 15 anos, conheceu Nova York através do projeto.
“A dança me mostrou que o mundo era muito maior do que eu imaginava”, conta. “Aprendi que, com dedicação e oportunidade, podemos voar longe.”
Criada pela mãe, Eulália — pedagoga que trabalha como auxiliar administrativa — junto com o irmão Rafael, Renata cresceu no bairro do Barroso, em Fortaleza. Parte de seu prêmio no BBB será destinada a garantir uma vida melhor para sua família: “Quero que minha mãe tenha segurança, uma aposentadoria tranquila. Só assim também poderei viver meus outros sonhos com paz no coração”.
Renata planeja o futuro investindo na carreira de apresentadora, mantendo sua marca de roupas e continuando como influenciadora digital, área na qual já atuava antes do reality, com cerca de 20 mil seguidores. “Me vejo como comunicadora. Adoro essa área e quero abraçar as oportunidades que surgirem.”
Sobre questões pessoais, Renata — que já fez procedimentos estéticos como botox e preenchimento labial — considera, sem pressa, colocar silicone. Além disso, pondera uma possível mudança de estado, se necessário para sua carreira: “Fortaleza sempre será meu lar, mas estou aberta ao que vier”.
Em relação à amizade sólida com Eva, companheira inseparável no BBB 25, Renata é categórica: “Ela é minha irmã de vida. Não temos planos definidos, mas nossa cumplicidade é para sempre.”
Sobre Maike, com quem viveu um breve romance na casa, Renata prefere cautela: “A vida aqui fora é diferente. Existe carinho, mas precisamos conversar e alinhar expectativas.”
Ainda processando todas as mudanças após a vitória, Renata deixa uma mensagem emocionante a quem sonha em participar do reality:
“Venham! É transformador. No BBB, eu me permiti ser vulnerável, cair e levantar. Foi a experiência mais intensa e corajosa da minha vida. Hoje, sei o quanto sou forte.”