O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (26), com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, e com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, para tratar da organização da Copa do Mundo Feminina de 2027. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto e contou também com a presença de Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira masculina.
Após a reunião, Lula destacou a importância do evento para o desenvolvimento do futebol feminino no país. “Discutimos como esse Mundial pode ser um marco para o futebol feminino, fortalecer a prática esportiva no Brasil e inspirar meninas e meninos em todo o país. Também reforçamos a importância de usar a visibilidade do evento para pautas sociais, especialmente o combate à violência contra as mulheres”, escreveu o presidente em publicação nas redes sociais.
No domingo (25), Infantino, Xaud e Ancelotti já haviam participado do lançamento oficial da marca da Copa do Mundo Feminina de 2027. O evento foi realizado em Copacabana, no Rio de Janeiro, e reuniu nomes históricos do futebol, como Formiga, Cristiane, Ronaldo e Cafu.
A edição de 2027 marcará a primeira vez que a Copa do Mundo Feminina será realizada na América do Sul, com o Brasil como país-sede. Além do torneio feminino, a reunião no Planalto também abordou o Mundial de Clubes de 2029, competição para a qual o Brasil deve apresentar candidatura.
Segundo Samir Xaud, o país reúne condições para receber o torneio. “Acreditamos que o Brasil está apto para sediar esse grande evento, mas isso exige diálogo e planejamento. O Brasil, sim, vai apresentar sua candidatura para 2029”, afirmou o presidente da CBF. A primeira edição do novo formato do Mundial de Clubes foi realizada em 2025, nos Estados Unidos.














