A esquiadora norte-americana Lindsey Vonn, de 41 anos, sofreu um acidente nesta sexta-feira (30), a apenas uma semana do início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina. Um dos maiores nomes da história do esqui alpino, a atleta caiu durante uma prova em Crans-Montana, na Suíça, levantando dúvidas sobre sua participação no evento olímpico.
Conhecida como a “rainha da velocidade”, Vonn carrega um extenso histórico de lesões ao longo da carreira, mas afirmou que ainda não perdeu as esperanças de disputar o torneio em fevereiro. Em publicação nas redes sociais, demonstrou confiança em mais uma recuperação.
“Este é um desfecho muito difícil a uma semana dos Jogos Olímpicos. Mas, se há uma coisa que eu sei fazer, é voltar. Meu sonho olímpico não acabou. Obrigada por todo o carinho e apoio. Não acaba até acabar”, escreveu no Instagram.
Dona de 84 vitórias em etapas da Copa do Mundo, quatro títulos gerais e da medalha de ouro no downhill nos Jogos de Vancouver 2010, Vonn vinha desafiando a idade nesta temporada. Antes da queda, acumulava duas vitórias e cinco pódios em cinco descidas, em excelente fase técnica.
A atleta é um dos principais nomes da campanha da seleção dos Estados Unidos rumo à Itália. A emissora americana NBC chegou a reunir Vonn e a atriz Scarlett Johansson em uma ação promocional dos Jogos. Na campanha, quedas marcantes da esquiadora foram comparadas aos arranhões sofridos por Johansson durante as filmagens de “Jurassic World: Rebirth”.
Esta não é a primeira vez que Vonn enfrenta adversidades às vésperas de uma Olimpíada. Em 2006, nos Jogos de Turim, sofreu uma queda grave em treino e precisou ser retirada da montanha de helicóptero, mas competiu dois dias depois e terminou em oitavo lugar. Já em 2010, chegou a Vancouver como favorita, lesionou a canela semanas antes, mas contou com um dia extra de recuperação por causa do mau tempo e conquistou o ouro no downhill.
Ela ficou fora dos Jogos de Sochi 2014 após romper parcialmente o ligamento cruzado anterior e acumula uma longa lista de lesões: fratura no tornozelo em 2015, no joelho esquerdo em 2016 e no braço direito no mesmo ano. Em 2019, anunciou aposentadoria por limitações físicas.
No entanto, uma cirurgia de substituição do joelho em 2024 reacendeu o sonho olímpico, com Cortina d’Ampezzo como grande objetivo. O local é especialmente simbólico para Vonn: foi ali que conquistou seu primeiro pódio e superou o recorde de vitórias em Copas do Mundo de Annemarie Moser-Proell.
Embora o recorde geral tenha sido posteriormente ultrapassado pela compatriota Mikaela Shiffrin, nenhuma outra esquiadora venceu tantas vezes em Cortina quanto Lindsey Vonn.
“Se as Olimpíadas fossem em um lugar qualquer, que eu nunca tivesse visitado, talvez não tivesse interesse”, afirmou recentemente. “Cortina é o atrativo. Cortina é o motivo. É um lugar muito significativo para mim. É como a minha casa.”














