A derrota do Real Madrid para o Athletic Bilbao por 2 a 1, nesta quarta-feira, trouxe uma enxurrada de críticas da imprensa espanhola ao desempenho do time e de Kylian Mbappé. O atacante francês perdeu um pênalti crucial, contribuindo para a quinta derrota do clube na temporada, em partida antecipada da 19ª rodada do Campeonato Espanhol.
No estádio San Mamés, o Athletic saiu na frente com Berenguer e ampliou com Guruzeta. Jude Bellingham marcou o único gol do Real Madrid, enquanto Mbappé desperdiçou a chance do empate ao ter seu pênalti defendido, em um lance que gerou grande repercussão negativa na mídia.
O jornal Marca foi direto: “O Real Madrid se acostuma a perder”. A capa destacou que Mbappé “ainda não está à altura” do clube. O erro do atacante também foi ressaltado pelo As, que afirmou que “não há consolo” para a situação atual do time. Para o Sport, a derrota foi um verdadeiro “desastre”.
Mbappé reconheceu a responsabilidade pelo pênalti perdido. Em uma postagem nas redes sociais, ele admitiu o momento complicado e prometeu esforço para reverter a situação:
— Mau resultado. Um grande erro em um jogo em que cada detalhe conta. Assumo toda a responsabilidade. É um momento difícil, mas é a melhor oportunidade para mudar essa situação e mostrar quem eu sou — escreveu o jogador, em inglês, no Instagram.
A fase de Mbappé tem sido marcada por atuações discretas e erros decisivos. Na semana passada, ele também desperdiçou um pênalti na derrota por 2 a 0 para o Liverpool, pela Champions League. Curiosamente, no último domingo, o Real teve outro pênalti, convertido por Bellingham, que também deu assistência para o gol de Mbappé na vitória sobre o Getafe.
Na partida contra o Athletic Bilbao, o Real Madrid teve a chance de empatar quando Rüdiger sofreu um pênalti, mas Mbappé bateu fraco, facilitando a defesa do goleiro adversário. Apesar disso, o técnico Carlo Ancelotti saiu em defesa do atacante:
— Não avalio a partida de um jogador apenas por um pênalti. Às vezes, se marca; outras, se erra. Ele está triste, decepcionado, mas precisa seguir em frente — declarou o treinador.
Com a derrota, o Real Madrid permanece na vice-liderança de LaLiga, com 33 pontos, quatro a menos que o Barcelona. O próximo desafio será contra o Girona, neste sábado, às 17h, em busca de recuperação no campeonato.














