O Grêmio passou por dificuldades, mas conseguiu vencer o Sportivo Luqueño por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (29), na Arena, e garantiu vaga nos playoffs da Copa Sul-Americana. O gol da vitória foi marcado por Riquelme, para alegria dos 5.462 torcedores presentes. O time paraguaio terminou a partida com apenas nove jogadores em campo.
Com a vitória, o Tricolor não participará do sorteio das oitavas de final e enfrentará um dos terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores. O próximo compromisso da equipe comandada por Mano Menezes será no domingo (1), contra o Juventude, pelo Campeonato Brasileiro.
O Grêmio começou pressionando e, antes dos 15 minutos, teve a chance de abrir o placar em cobrança de pênalti. Arezo sofreu a infração, mas parou no goleiro Mongelos, que brilhou ao longo da primeira etapa. A situação do Luqueño se complicou ainda mais após a expulsão de Elvio Vera, por uma entrada dura em Nathan.
Mesmo com um a mais, o Grêmio encontrou dificuldades para superar a retranca adversária e a excelente atuação do goleiro paraguaio. No segundo tempo, o cenário se repetiu: pressão gremista e defesa sólida do Luqueño. No momento em que os visitantes ameaçaram pela primeira vez, Gabriel Grando fez boa defesa e iniciou o contra-ataque que resultou no gol. Pavón cruzou da direita e Riquelme cabeceou com precisão para abrir o placar.
Já no fim, Fernando Benítez foi expulso após falta em Ronald, deixando o Luqueño com nove jogadores. A partir daí, o Grêmio administrou a vantagem até o apito final.