Campeão do ATP 500 da Basileia, João Fonseca terá de cumprir uma promessa curiosa após conquistar o maior título de sua carreira. O tenista brasileiro revelou que vai raspar o cabelo — um desafio proposto pelo técnico Guilherme Teixeira antes da série de torneios na Europa.
“Minha namorada vai odiar, eu nem comentei com ela”, brincou o jovem. “É algo entre mim e a equipe. Desde pequeno sempre tive muito apego ao meu cabelo. Antes dessa gira, o Guilherme disse: ‘se ganharmos algum torneio, você vai ter que raspar’. Eu topei. Quando venci, ele já fez o gesto com a mão. Em breve, vai ter um João de cabelo raspado por aí”, contou.
Essa não é a primeira vez que o carioca cumpre uma promessa envolvendo o visual. Em 2023, aos 17 anos, ele havia prometido raspar a cabeça caso conquistasse um título de Grand Slam juvenil — e acabou cumprindo a palavra após vencer o US Open.
“Tinha feito essa promessa no começo do ano. Quando ganhei, fiquei enrolando, dizendo que não ia raspar. Depois, tive uma pequena lesão e pensei: ‘vai dar zica, foi promessa, tenho que cumprir’. Um dia cheguei em casa e raspei”, relembrou.
Agora, aos 19 anos, João quase não tem tempo para celebrar. Ele estreia nesta terça-feira no Masters 1000 de Paris, seu último torneio da temporada. O brasileiro encara o desafio com entusiasmo e destaca o prazer de competir sob pressão.
“Desde criança gosto de grandes jogos. O nervosismo, a tensão, o frio na barriga — tudo isso me motiva. Ainda estou em desenvolvimento, mas adoro jogar em palcos importantes. Acho que minha força mental vem da minha família. Não tenho pressão deles, nem da equipe. Só estou fazendo o que amo: jogando tênis”, afirmou.














