A equipe Red Bull foi multada em US$ 50 mil (cerca de R$ 268 mil) por descumprir o regulamento pré-corrida no Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, disputado neste domingo (19), no Circuito das Américas, em Austin.
Segundo o site The Race, um membro da equipe austríaca invadiu a pista após o início da volta de apresentação, desrespeitando o protocolo da FIA, para tentar remover um marcador de referência posicionado pela McLaren ao lado do pitwall de Lando Norris, que largaria na segunda posição do grid. A ação gerou confusão entre os fiscais, que tentaram impedir a movimentação — sem sucesso. No entanto, o funcionário da Red Bull não conseguiu remover a fita usada pela McLaren.
É importante destacar que o uso de marcadores de referência no pitwall não é proibido pelas regras da Fórmula 1, assim como sua remoção por parte de outras equipes. O que gerou a punição foi a violação de segurança ao retornar à pista durante o fechamento dos acessos pelo staff oficial, o que poderia ter causado atrasos na largada e riscos operacionais.
Red Bull minimiza o ocorrido
Antes mesmo da oficialização da punição, o chefe de equipe da Red Bull, Laurent Mekies, comentou o incidente:
“Sentimos que, em algum momento durante os procedimentos no grid, um dos nossos membros pode não ter seguido à risca as instruções dos fiscais. Mas, após conversar com a equipe, todos estão confiantes de que agiram conforme orientações. Acreditamos que foi apenas um mal-entendido”, afirmou Mekies.
“Vimos o vídeo com a FIA e é algo que podemos fazer melhor no futuro. Mas não sentimos que houve desobediência direta. É um detalhe pequeno, mas que vamos tratar internamente”, concluiu.
Verstappen vence e encosta na McLaren na briga pelo título
Apesar da polêmica nos bastidores, a Red Bull teve um domingo positivo na pista. Max Verstappen venceu com tranquilidade o GP dos EUA, completando um fim de semana perfeito: pole position, vitória na sprint e vitória na corrida principal.
O pódio foi completado por Lando Norris (McLaren) em segundo lugar e Charles Leclerc (Ferrari) em terceiro. Com o resultado, Verstappen reduziu a diferença para os líderes do campeonato.
Confira a classificação atualizada do Mundial de Pilotos:
- Oscar Piastri (McLaren) – 346 pontos
- Lando Norris (McLaren) – 332 pontos
- Max Verstappen (Red Bull) – 306 pontos
Restando cinco etapas para o fim da temporada, a disputa pelo título promete ser acirrada entre Red Bull e McLaren.














