Mesmo com apenas duas rodadas disputadas, o Campeonato Paulista de 2026 já apresenta um cenário movimentado. A disputa por vagas na próxima fase é intensa, e dois dos principais clubes do estado, Santos e São Paulo, aparecem fora do G8 neste início de competição.
O Red Bull Bragantino lidera o Paulistão com 6 pontos. A equipe comandada por Vagner Mancini venceu os dois jogos que disputou, incluindo a vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians, na última quinta-feira (15), em Bragança Paulista. O Palmeiras também mantém 100% de aproveitamento. O Verdão venceu o Santos por 1 a 0 na quarta-feira (14), no primeiro clássico do Estadual, mas ocupa a segunda posição por ter saldo de gols inferior ao do Bragantino.
Apesar da derrota na segunda rodada, o Corinthians segue na zona de classificação. O Timão aparece na oitava colocação, com 3 pontos, resultado da vitória por 3 a 0 sobre a Ponte Preta na estreia.
Santos e São Paulo ocupam, respectivamente, a nona e a décima posições e, se a primeira fase terminasse hoje, estariam fora do mata-mata. Ambos somam 3 pontos, mas levam desvantagem no saldo de gols em relação aos times à frente.
Na parte de baixo da tabela, a zona de rebaixamento conta com dois clubes tradicionais do futebol paulista que ainda não pontuaram: Portuguesa e Ponte Preta. A Lusa foi derrotada por 1 a 0 pelo Palmeiras na estreia e perdeu pelo mesmo placar para o Capivariano na segunda rodada. Já a Macaca, após a derrota para o Corinthians no primeiro jogo, foi superada pelo Velo Clube nesta quarta-feira.
Paulistão tem novo formato em 2026
A primeira fase do Paulistão é disputada em sistema de pontos corridos. As equipes enfrentam os adversários do mesmo pote e realizam mais cinco partidas contra clubes de outros grupos. Como Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos foram definidos como cabeças de chave, a Federação Paulista de Futebol garantiu a realização dos clássicos estaduais. O dérbi campineiro, entre Guarani e Ponte Preta, também está confirmado.
Ao fim da fase inicial, os oito melhores colocados avançam para o mata-mata, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a Série A2.














